Criar um Site Grátis Fantástico


Partilhe esta Página

sephora1

 

imagem2



Total de visitas: 10755
Saúde Espiritual
Saúde Espiritual

 

A ligação da saúde espiritual com a Bíblia Sagrada

 

Na Bíblia encontramos a relação entre saúde física, mental e espiritual. Há dois textos no livro de Provérbios que exemplificam claramente essa relação: “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.” Provérbios 3:7 e 8 “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” Provérbios 17:22

No primeiro texto vemos que “temer ao SENHOR e apartar-se do mal” (saúde espiritual) produz saúde mental (‘âmago’, de acordo com o dicionário, significa, entre outras coisas, a essência do ser, seus sentimentos) e física (representada por ‘medula para os teus ossos’). No segundo texto, é expressa a relação entre mente e corpo, como que nossas emoções podem afetar nossas condições físicas.

 

Biblicamente, nossas dimensões física, mental e espiritual estão intimamente relacionadas. Vemos diversas histórias de personagens que tiveram problemas de saúde em uma dessas dimensões e consequentemente as outras também sofreram. Vemos Davi (Salmos 32:3 e 4), por exemplo, que por pecar com Bateseba (dimensão espiritual), teve grande sofrimento psíquico (dimensão mental) e consequentemente físico.

 

Deus deseja que tenhamos saúde de forma plena, completa, e não apenas em uma ou outra dimensão, até porque quando uma dessas 3 dimensões (física, mental e espiritual) não estiver bem, as outras consequentemente também não estarão!

 

Como está sua saúde?

 

imagem1

 

 

A ligação da espiritualidade com a religião


Religião é um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos, (a) destinados a facilitar a proximidade com o sagrado ou transcendente (Deus, poder superior ou suprema verdade/realidade) e (b) promover entendimento das relações e da responsabilidade por outros que vivem numa mesma comunidade.
Espiritualidade é uma busca pessoal para alcançar respostas para questões essenciais sobre a vida, sobre seu sentido e sobre as relações com o sagrado e com o transcendente, que pode ou não levar à ou surgir do desenvolvimento de rituais religiosos e da formação de uma comunidade. (KOENIG, McCULLOUGH & LARSON, 2001: 18)
A espiritualidade poderia ser definida como uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível: um sentido de conexão com algo maior que si próprio, que pode ou não incluir uma participação religiosa formal (Saad et al., 2001; Volcan, 2003).
 
Desde a Assembléia Mundial de Saúde de 1983, a inclusão de uma dimensão "não material" ou "espiritual" de saúde vem sendo discutida extensamente, a ponto de haver uma proposta para modificar o conceito clássico de "saúde" da Organização Mundial de Saúde para "um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não meramente a ausência de doença"

Uma vida saudável nos leva a multiplicarmos nossos dias de vida na terra, alimente-se, lave-se e medique-se diariamente, não deixa sua alma adoecer e chegar à morte. Deus está ao teu lado em prontidão para lhe ajuda, erga tua voz e clame a ele.


religião2


Espiritualidade e cura, o pesquisador e médico Francisco Habermann (Unesp-Botucatu), afirma que o conceito de espiritualidade está ligado ao conhecimento da alma humana. “A espiritualidade independe de qualquer formalidade e ultrapassa o de religião”, complementa.

A ligação entre espiritualidade e saúde é conhecida desde o início das culturas mais antigas. Mas, desde que a ciência começou provar as origens das doenças “físicas”, foi feita a divisão: religião cuida do espírito e ciência, do corpo. “Agora se sabe que além do corpo também temos o lado espiritual, e podemos unir ambos e chegarmos à espiritualização da medicina. Assim podemos fazer melhores diagnósticos e aprimorar os processos de cura”, diz o especialista Niura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a espiritualidade como um fator que não deve ser desprezado, porque pode gerar equilíbrio e declara que, quando ela é bem empregada, o resultado observado é um reflexo positivo na saúde psíquica, social e biológica, tal como o bem-estar do indivíduo.

"A OMS reconhece a espiritualidade como um fator que gera equilíbrio"

Cultivando a espiritualidade Que crer é importante é um fato, mas como fortalecer a fé? Para cultivar a espiritualidade é preciso acreditar na vida, ser positivo e crer que há uma razão para os acontecimentos. Para Ricardo Monezzi, pesquisador e psicobiólogo do Instituto de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é importante acreditar no próprio potencial e em dias melhores. “A fé é algo profundo, um sentimento que transcende o corpo, por isso é necessário confiar em uma força superior. É um processo individual, e cada um precisa descobrir como cultivar esse sentimento”, diz. Confira algumas dicas para aumentar a fé:

• Converse com pessoas espiritualizadas e busque conselhos.

• Conviva com o próximo, tentando sempre se colocar em seu lugar nas adversidades (seja altruísta e solidário).

•A meditação é um exercício cerebral que foca o pensamento e traz conforto e tranquilidade, além de melhorar a memória.

• Pratique técnicas de respiração: a maneira como respiramos pode afetar como pensamos e também como agimos.

• Conheça as terapias orientais que buscam estabelecer o equilíbrio da energia. Ioga é uma ótima opção.

• Concentre-se no dia de hoje. O amanhã é incerto e o passado não retorna. Pense que você só tem o dia de hoje para viver.

• Procure uma religião que combine com o que você acredita.

• Se mesmo assim tiver dificuldades, procure ajuda de um terapeuta. Com a terapia, você poderá encontrar algumas respostas e se reestruturar em momentos difíceis.

 

oeração1

 

imagem1