Criar uma Loja Virtual Grátis


Partilhe esta Página

sephora1

 

imagem2



Total de visitas: 10751
Saúde Social
Saúde Social

 

O papel do jovem na sociedade

 

Qual seria o papel do jovem nos dias de hoje dentro de sua sociedade. Com toda essa criminalidade, todo este genocídio entre os jovens, drogas, fome.
Tudo isso agravado pela desigualdade social que impera no nosso país. Digamos que o jovem coloca-se como herdeiro dos problemas sociais, mas acredita-se que como agente construtor da sociedade, os jovens podem sim mudar todo este caos que a eles foi apresentado.
Nesta sociedade com ( dificuldades de acesso ao emprego, falta de habitação, acesso ao crédito para jovens) obrigando-nos a viver de "boladas" e outras coisas, esta falta de interesse de alguns jovens pelos problemas reais do país podem ser um reflexo desta marginalização do tipo "porque que nos vamos nos preocupar se não se preocupam conosco.
Mas, queira ou não, os jovens são o futuro e devem ser tratados com muito respeito, pois o que aprenderem agora será o que aplicarão depois. Hoje os jovens já sabem que nas urnas só quem ganha são os políticos e o povo só perde.

 

imagem1

 

Qual seria o papel do idoso na nossa sociedade?

Não podemos evitar esta questão neste Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações.
Os idosos são, em nossa "sociedade de consumo", geradores reais de relações: pontes entre uma geração e outra. E precisamos da solidariedade entre as gerações.
Os idosos são um grande trunfo para a sociedade. Seu conhecimento, sua experiência e sabedoria são um legado para os jovens, agora mais do que nunca precisados de professores da vida.
O beato João Paulo II, em particular, sugere pistas úteis para a reflexão. Ele reservou aos idosos, com quem dividiu a idade e a condição, um lugar de destaque no seu ministério pastoral. Através de uma série de manifestações significativas, ele quis identificar e descrever o carisma específico e a vocação da "terceira idade" no contexto da comunidade civil e eclesial.
Na "Carta aos Idosos", de 1º de outubro de 1999, às vésperas do ano jubilar, quando Karol Wojtyla completava oitenta anos, ele sublinhou o importante testemunho da terceira idade como um período marcado pelo despertar espiritual da pessoa, no contexto das indagações levantadas pela própria experiência de vida.
A carta cita o Salmo 90: "Os anos de nossa vida são setenta, oitenta para os mais fortes; mas quase todos são fadiga, sofrimento; passam depressa".
Eles são os guardiões da memória coletiva e, portanto, os intérpretes privilegiados daquele conjunto de ideais e valores comuns que regem e guiam a vida em sociedade e por causa da sua experiência amadurecida, são capazes de oferecer aos jovens conselhos e ensinamentos preciosos


idoso1



Saúde social é um termo geralmente utilizado para se referir a dois conceitos diferentes, embora sejam um tanto inter-relacionadas também. Em um certo sentido, refere-se à saúde de uma pessoa em relação à sua capacidade de interagir com outras pessoas e prosperar em ambientes sociais.

Também se pode referir à saúde de uma sociedade em geral, e de como os membros da sociedade são tratados.  Saúde social é frequentemente considerada de grande importância no que diz respeito à saúde individual, especialmente como informações, interações sociais podem contribuir para melhorar outras formas de saúde.

Junto com a saúde física e saúde mental, a saúde social constitui uma das formas fundamentais  e vitais da saúde de uma pessoa. Saúde física e mental tipicamente lida com um indivíduo garantindo  que o seu corpo e mente estão funcionando e a manter os seus vários sistemas funcionando corretamente.

Saúde social, por outro lado, muitas vezes, indica como a pessoa interage com outras pessoas, bem como as consequências ou benefícios de tais interações em relação ao bem-estar da pessoa. Enquanto ele ainda está investido fortemente na saúde individual, ele também considera a natureza interconectada da sociedade em geral.

Saúde social, muitas vezes lida com a forma como as pessoas se relacionam entre si e como um indivíduo é capaz de conviver com outras pessoas e estabelecer relações. Saber lidar com as amizades, em termos de quão bem a pessoa pode formar e manter amizades, e outros tipos de relacionamentos. Há um número de maneiras nas quais os diferentes aspectos de saúde estão inter-relacionadas e têm um impacto sobre o outro.

Por exemplo, o estudo da sexualidade humana, muitas vezes lida com a saúde física, mental, social e na compreensão de como as pessoas se relacionam entre si e como se manifesta a sexualidade de um indivíduo e afeta as relações que o indivíduo tem com os outros. Há também evidências que indicam que o isolamento não é apenas um resultado potencial de doença  mental ou física, mas também podem causar ou agravar a tal doença.

É por isso que a saúde social  tornou-se cada vez mais importante dentro do maior conceito global de saúde e bem-estar. Muitos profissionais de saúde mental e física começaram a reconhecer a importância da interação social na capacidade de uma pessoa para superar a doença.

O termo saúde social se referir à saúde de uma sociedade, e muitas vezes é usado para indicar como as pessoas dentro de uma determinada sociedade ou cultura interagem e se comportam em direção ao outro.

 

social1

 

 

imagem1